Inspeção Preditiva
Através das inspeções preditivas (sensitiva e instrumentada), é possível verificar se os equipamentos operam normalmente ou se existe algum indício de falhas potenciais. A função primordial das inspeções preditivas, especialmente quando se trata de inspeções preditivas instrumentadas, é detectar as falhas potenciais, de modo que o cliente tenha tempo hábil para programar as ações necessárias para que as indicações detectadas não ocasionem falhas funcionais.
Técnicas como, por exemplo, Análise de Vibração, Termografia, Análise de Óleo, Alinhamento a Laser, Balanceamento em Campo, entre outros; permitem avaliar os equipamentos em operação, registrar, definir gravidade e tratar juntamente com o cliente as melhores ações a serem tomadas para que não haja inconvenientes e perdas durante a safra com paradas não programadas.
Nessa área, oferecemos aos nossos clientes os seguintes serviços:
– Termografia
– Análise de Vibração
– Alinhamento a Laser
– Balanceamento em Campo
– Lubrificação Industrial
– Execução de Planos de Hibernação
– Inspeção por Ultrassom em Linha de Ar Comprimido
– Inspeção Sensitiva Operacional
Solicitar orçamento
Termografia
Técnica de inspeção não destrutiva e não intrusiva, na qual a distribuição de temperaturas de uma dada superfície é apresentada sob a forma de imagem térmica registrada através de uma câmera capaz de detectar radiações eletromagnéticas na faixa do infravermelho.
A inspeção termográfica está fortemente associada à manutenção preditiva, bem como ao monitoramento de processos dinâmicos. Normalmente é aplicada na verificação das condições de contato em painéis elétricos. Pode também ser utilizada, entre outros, na avaliação da eficiência de isolamentos térmicos, no monitoramento de sistemas mecânicos, como rolamentos, mancais e acoplamentos, e de vazamentos e obstruções em tubulações de plantas industriais.
As informações relativas à distribuição e aos valores de temperatura permitem uma análise confiável a respeito das condições operacionais dos equipamentos e componentes, possibilitando a programação de intervenções ou mesmo a determinação do momento crítico em que não haverá mais condições de postergar a correção da anormalidade. A análise dos resultados é praticamente imediata, visto que as imagens térmicas tendem a ser de fácil interpretação. O fato de não haver necessidade de contato é outro ponto muito positivo, já que praticamente nenhuma preparação de superfície de observação é exigida e a segurança do inspetor é preservada. Esta característica não intrusiva permite a continuidade operacional sem impacto na produção por conta das atividades de inspeção termográfica.